Monumento a Carlos Gomes
Localizado ao lado do Theatro Municipal de São Paulo, o monumento a Carlos Gomes, de autoria do artista italiano Luiz Brizzolara, é um conjunto composto por peças de bronze e mármore, ocupando espaços junto à escadaria da Praça Ramos e à Fonte dos Desejos.
A obra, em homenagem ao compositor campinense Antonio Carlos Gomes (1836-1895), foi inaugurada em 12 de outubro de 1922 em meio a uma profusão de obras instaladas na cidade para as comemorações do centenário da independência do país.
Carlos Gomes passou parte de sua vida morando na Itália e foi o primeiro brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro Alla Scala, em Milão.
A obra é composta pelo compositor, sentado no platô superior. Logo abaixo, a República, representada por uma mulher que olha para frente, guiada por quatro cavalos, no conjunto denominado Glória ao Brasil, sobre a chamada ‘Fonte dos Desejos’.
O conjunto conta, ainda, com cinco esculturas que representam alegorias das óperas de Carlos Gomes, outras duas em mármore que representam a Música e a Poesia, e dois conjuntos que simbolizam a Monarquia Italiana e a República Brasileira.