Parque Jardim da Luz
Criado originalmente como Horto Botânico, foi aberto ao público em 1825 como Jardim Público sendo o mais antigo parque público da cidade e tombado pelo CONDEPHAAT em 1981.
Localizado na avenida Tiradentes, com uma área de 113.400 m² o parque encontra-se ao lado da Estação da Luz, próximo ao Museu de Arte Sacra de São Paulo e em seu jardim, encontra-se a sede da Pinacoteca de São Paulo.
O parque conta com ampla infraestrutura como: playground, espelhos d’água, gruta com cascata, equipamento de ginástica, pista de Cooper, paraciclo, áreas de estar, sanitários acessíveis, mirante, ponto de bonde, lagos, chafariz, exposição permanente de esculturas, aquário subterrâneo (em manutenção) e Casa do Administrador (museu fechado temporariamente).
Sua vegetação com bosques e jardins implantados, alamedas de alecrim-de-campinas, de falsa-figueira-benjamim e de guatambu, entre outras espécies, o parque abriga uma vasta diversidade de Flora e Fauna.
O parque ainda conta com dezenas de esculturas, sendo que 32 são do acervo da Pinacoteca do Estado. Nesta vasta lista encontramos obras de: Maria Martins, Sonia Ebling, Lasar Segall, Victor Brecheret, Ivens Machado, Lygia Reinach, entre outros.
O monumento em homenagem a Giuseppe Garibaldi, herói da Revolução Farroupilha, busto feito pelo escultor romano Emilio Gallori e inaugurado em 1910 por Olavo Bilac, era tido na época como a única arte escultórica de São Paulo.