Rua da Consolação
Uma das principais vias da cidade, a rua liga o centro até os Jardins, e é composta por três partes diferentes em uma configuração única, transformando-se de uma rua normal para uma avenida com oito pistas.
Com uma história rica, a rua teve origem no Caminho de Pinheiros na época colonial e foi renomeada após a construção da Igreja de Nossa Senhora da Consolação em 1800.
Ao longo dos anos, passou por mudanças importantes, como a inauguração do Cemitério da Consolação em 1858 e sua ampliação nas décadas de 1950 e 1960.
Esta importante avenida também é reconhecida por abrigar endereços famosos como o Bar Riviera, o Cine Belas Artes, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, a Igreja da Consolação, o Cemitério da Consolação e a Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Além de seu valor cultural, a Rua da Consolação desempenha um papel essencial no transporte da cidade, fazendo parte do Corredor de ônibus e contando com duas estações de metrô.
Essa rua diversificada é um reflexo da evolução urbana e cultural de São Paulo, com um trexo (junto ao bairro dos Jardins) repleto de lojas de grife e bares e um segundo trexo (próximo ao centro) com uma grande concentração de lojas de lustres e iluminação.