Viveiro Manequinho Lopes
O Viveiro Manequinho Lopes é um ótimo lugar dentro do Parque, para quem quer conhecer um pouco mais sobre a natureza e sua diversidade; um espaço municipal histórico, aberto a visitação nos dias de semana.
Dedicado à produção de herbáceas e arbustivas, é um dos três viveiros da cidade dedicados a produção de mudas de plantas destinadas aos plantios realizados nas áreas públicas de São Paulo.
Possui diversas coleções de espécies vegetais com um acervo de aproximadamente 200 espécies diferentes de plantas com potencial paisagístico.
Ao todo são: 10 estufas (casas de vegetação), 97 estufins (canteiros suspensos), 3 telados (estruturas cobertas com tela de sombreamento) e 39 quadras - entre matrizes e de estoque de mudas envasadas.
A ideia de Manoel Lopes de Oliveira Filho (diretor da Div. de Matas, Parques e Jardins) em implantar o viveiro, contou com a ajuda de Arthur Etzel (chefe da Subdivisão de Parques e Jardins) e de Erwin Burckhardt (chefe viveirista).
Em 1938, após o falecimento de Manequinho Lopes, como era conhecido, o espaço recebeu o nome em sua homenagem.
Em 1993, o Viveiro Manequinho Lopes foi restaurado e Burle Marx fez um novo projeto para o viveiro, valorizando o verde. Depois de revitalizado, foi reentregue à população no dia 24 de março de 1994.
O acesso ao parque também pode ser feito pela Linha 5 Lilás Est. AACD Servidor - distância até o parque 1.100 metros - distância até o Viveiro 1.500 metros
Serviço:
- Endereço: Av. Quarto Centenário, s/n - Parque Ibirapuera - São Paulo / SP
- (11) 3887–6761
- Site
Como Chegar Google maps